O deputado Moisés Diniz (PCdoB) anunciou ontem que a BR Distribuidora e a ANP já concluíram os estudos de viabilidade econômica sobre a situação dos preços dos combustíveis em Cruzeiro do Sul. Diniz informou que o senador Jorge Viana (PT/AC) irá viajar o Rio Janeiro para repassar os resultados dos estudos e, com base neles, novos debates sobre a questão devem ser abertos.
O engajamento dos parlamentares nesta luta por abaixar o preço do álcool e da gasolina no Acre já era algo necessário há muito tempo. O acreano paga caro demais por combustível.
Em todas as tabelas da ANP aparecemos com o custo mais alto de combustível. E o pior, nossos postos seguem encarecendo cifras de centavos a cada variação semanal do preço de combustível. É algo escancarado, que a própria agência reguladora noticia a todo instante.
Isso nos faz crer que para inflacionar os preços dos combustíveis no Estado basta surgir qualquer obstáculo no mercado (cheia do Madeira, escassez de álcool no mercado, etc) que facilita tudo. Só que, para reduzir os preços, é uma burocracia toda, com direito a estudos e muito mais.
Na região do Juruá, então, o litro da gasolina em Cruzeiro do Sul passa dos R$ 3,70. Um absurdo. Isso precisa mudar. Os consumidores acreanos esperam que este estudo mude alguma coisa.