No final da semana passada, a Procuradoria Regional Eleitoral do Acre (PRE/AC) informou que analisou os registros de pedidos de candidaturas e fez uma lista de nomes indeferidos (ou seja, não aceitos por falta de algum documento, erros em outros, etc) e impugnados (aqueles com algum problema judicial em curso, fichas sujas e outros motivos).
Nomes de candidatos que prometem muito nestas eleições estavam na lista. Por isso, a notícia logo virou um alarde de que estes candidatos não disputariam este pleito.
Pois bem, a PRE mandou a sua lista de 41 impugnados e 63 indeferidos para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC). Os candidatos correram atrás da papelada e entraram com recursos. Ontem, por sua vez, a Corte Eleitoral decidiu aprovar, dos 63 indeferidos, o pedido de 40 deles.
No fim das contas, a questão dos indeferimentos e impugnações está sendo resolvida e todo o alarmismo não passou de mais fatos politiqueiros. As coisas estão voltando a seu eixo e os políticos devem partir para o que mais interessa: uma campanha limpa, com propostas.