Este acidente na manhã de ontem, no km 50 da BR-364, entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco, que terminou com a morte de dois homens, foi horrível. O carro estava em alta velocidade saiu da sua pista, se batendo de frente com um caminhão, que vinha na direção contrária. O veículo ficou totalmente destruído. Não deu a mínima chance de deixar sobreviventes.
Mas não há uma tragédia em que a sociedade acreana não possa tirar algum aprendizado. Neste caso, a lição é bem clara: vamos ter mais cuidado ao dirigir em estradas. Muito se fala, hoje em dia, da segurança no trânsito.
Mas a verdade é que, quando os motoristas deixam o perímetro urbano e partem para as estradas, muitos dos zelos e melindres ao volante são postos de lado.
E é neste descuido que mora o perigo. Por isso a BR-364 tem sido o palco de mortes trágicas ao longo dos últimos anos. Na estrada as pessoas devem ter atenção redobrada. Não importa o quão bom ou seguro alguém se ache quando entra em um carro, há sempre fatores externos que podem acidentar o melhor dos motoristas.
E também não adianta ninguém pensar que está no controle ao imprimir cento e tantos por hora no velocímetro do carro. Em alta velocidade o menor dos erros, o menor dos obstáculos pode custar uma perna, um braço, uma mão, uma coluna… uma vida.