A Assembleia Legislativa é um poder importante para o Acre, apesar de parte da nossa população já não acreditar tanto nela. É uma instituição salutar do exercício da articulação política e que simboliza a nossa democracia. No entanto, a falta de compromisso de alguns que são eleitos para ocuparem cadeiras nela chega a beirar o cúmulo do absurdo.
O que raios aconteceu ontem na Aleac? Falta de quórum. Só 4 deputados foram pra sessão. Não pode. Quer dizer, são 3 dias por semana que a Aleac funciona. E ainda precisa faltar, com uma carga horária dessa?
Pior ainda foi a justificativa de que os deputados não foram porque estão trabalhando na sua campanha para a reeleição. Mas nove deles não estão disputando as eleições. Para eles, a desculpa é que estão trabalhando na campanha de seus aliados políticos. Pois bem, vejamos: do que adianta demandar todo o seu tempo se não dá nem pra comparecer aos compromissos mais simples aos quais se é eleito? Não faz sentido.
Mais sem noção ainda é esta ideia de que em tempo eleitoral tem que ter menos sessão. O povo não elege, tira uma hora do seu domingo pra ir votar e depois ver a Aleac vazia. Sem propostas, sem debates, sem denúncias… sem nada. Isso precisa acabar.
Deputado não tem que pedir voto em hora de trabalho. Tem é que legislar. A hora de ser candidato é uma. A hora de ser parlamentar é outra.