O trânsito de Rio Branco virou um verdadeiro ‘caos’ nesta terça-feira. Do começo ao fim do dia, o Centro e até parte de bairros vizinhos ficaram insuportáveis de carros e motos. Uma realidade até mais ‘inchada’ do que o dado do Detran que revelou que o Acre tem 15 mil veículos registrados a mais do que o número de condutores habilitados.
Trechos de 10 minutos que passavam pelo Centro foram feitos em intervalos de tempo de no mínimo meia hora. Tudo começou de manhã. Moradores ‘abençoados’ resolveram chamar a atenção para a falta de estrutura em suas ruas fechando ruas principais da Baixada da Sobral. Resultado: os veículos se amontoaram em engarrafamentos quilométricos na região central.
Aí chegou a tarde e parecia que os congestionamentos iriam melhorar. Que nada. A chuva com 80% do volume de água esperado para o mês inteiro inundou ruas e causou outra bagunça no nosso tráfego já tão sofrível. Carros e motos tentaram virar ‘barcos’ para passar pelas ruas de água e acabaram gerando pequenos acidentes. Aqueles com danos apenas materiais.
E no fim das contas só o que deu para perceber é que precisamos de alternativas para lidar com estes contratempos em nossas vias. Rio Branco é sim uma cidade pequena, mas tem muito carro. Não pode se dar ao luxo de ter engarrafamentos de cidade grande ainda não.
Opções como estas duplicações de ruas importantes e viadutos são boas. Mas precisamos de mais.