Hoje em dia não dá mais pra negar que a tecnologia é uma grande aliada do homem. O futuro está inegavelmente associado a ela. E são com os avanços tecnológicos que nosso cotidiano e nossas relações humanas dentro de um contexto de sociedade vão se transformando.
A notícia desta Comarca de Porto Walter que nem sequer foi instalada, mas que já está fazendo audiências através do Skype, uma rede social que permite que pessoas se comuniquem com outras por vídeo, é impressionante. Quebra de vez aqueles estereotipo de que a Justiça acreana é obsoleta. Atrasada. Já foi. Há muito tempo. Hoje ela é toda virtualizada. Moderna.
O município, como muitos sabem, é um dos mais inacessíveis do Estado. Fica a cerca de 700 km de distância de Rio Branco e não tem estradas que levam até lá. O melhor meio de transporte é por barco, ou avião. Só que, ainda assim, é um lugar que tem pessoas. Dez mil delas. E onde há pessoas vivendo em sociedade floresce a necessidade de haver uma Justiça, neutra e presente.
E é com o Skype, uma ferramenta gratuita (só precisa de internet), que os magistrados e outros agentes da lei estão fazendo seu trabalho, sem omissão.
Portanto, o exemplo destes realizadores de audiências por Skype deve servir de exemplo para que os servidores do TJ ou qualquer outro órgão público nunca deixa de atuar, mesmo com restrições.