Hoje não é só um dia de feriado. Tem muito mais. Neste cinco de setembro se comemora também o Dia da Amazônia. Uma data que merece de todos nós no mínimo uma reflexão sobre a imensidão desta Amazônia. O potencial de suas riquezas, os dias melhores que este ‘pulmão do planeta’ nos garantirá no futuro e, sobretudo, como preservá-la.
O Acre já virou notícia no Brasil e no mundo por se preocupar com a conservação do meio ambiente. Mas, se de um lado temos gente que quer conservar a natureza, de outro temos outras pessoas – e muitas – que não fazem desta preocupação sua missão de vida.
No começo desta semana a mídia local não falava em outra coisa que não fosse o tempo favorável às queimadas e consequente ocorrência delas. Órgãos ambientais daqui e os bombeiros estavam pedindo, suplicando à população para não promover queimadas.
E isso só mostra que o nosso povo não pode ser hipócrita e dizer que celebra o Dia da Amazônia simplesmente por ser uma data alusiva. Ou só um dia de folga. Nossa região precisa de muito mais de nós. Das nossas boas iniciativas para preservá-la e da conscientização sobre a necessidade disso. Merece que todos os dias sejam dela. Porque só um dia do ano para proteger um bem tão precioso é muito pouco.