A exatos 10 dias das eleições, os resultados das pesquisas revelam uma quase consolidação de posições entre os candidatos majoritários, no Acre e no restante do país, com alguns rumando para o segundo turno.
Está chegando a “hora de a onça beber água”, como diz a mais conhecida das metáforas em tempos de disputas pelo voto, mas não custa lembrar que é preciso votar com sobriedade, nunca à luz da emoção. O voto consciente é o único que trará mais tarde a sensação de ter feito a melhor opção, sem comprometimento com conchavos espúrios proporcionados por candidatos corruptos, nem com a sensação de que fora roubado por estes.
Que rufem os tambores das mudanças, que sejam soprados em cada rosto os ventos da esperança por um estado e por um país melhor para todos. Que possamos eleger homens e mulheres dignos de nossa confiança e compromissados com uma política ética, legítima e voltada para os excluídos.
Esse é o verdadeiro sentido da política. Do contrário, estaremos fadados a caminhar como um rebanho que pasta e perambula sem destino, nem reflexão sobre o real sentido da vida.
Sejamos altivos participantes de um dos mais magníficos processos do estado de direito democrático, sem medo e com dignidade.