Uma falha no fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso (cujos motivos ainda estão sendo investigados pelo Operador Nacional do Sistema/ONS) causou um apagão no Acre e em parte de Rondônia. A primeira queda de energia foi de manhã. Alguns locais chegaram a passar até mais de três horas sem eletricidade. De noite, uma nova ocorrência aconteceu.
Foi um transtorno? Sim, e geral. O trânsito ficou caótico? Certamente. Aparelhos eletrônicos foram danificados? Com certeza. Muitas pessoas ficaram chateadas? Bastante. Só que ficar ‘de cara’ com a Eletrobras/AC não vai adiantar de nada. Não vai arcar com o prejuízo do consumidor. Mais do que falar mal pelas costas, o que ele deve fazer é ir atrás dos seus direitos.
A empresa se solidariza com defeitos causados em aparelhos quando ocorre tais quedas de energia. E, seguindo uma resolução normativa da Aneel, ela faz o ressarcimento do conserto de tal aparelho. Mas quem foi lesado deve procurar isso.
Como? Pela ouvidoria local da Eletrobras/AC (3212-5848) ou pela central de atendimento (0800-647-7196). Antes de acreditar que todos vão ter má vontade em reparar seus danos, as pessoas precisam ir atrás. Informem-se. Exijam seus direitos. Não adianta cruzar os braços e pensar que na Eletrobras só tem ‘vilões’.
Não é assim.
E saiba que ressarcimentos só são feitos em 90 dias após a ocorrência.