Em outubro reumatologistas se mobilizam para alertar a população sobre a artrite reumatoide, doença que acomete as articulações e pode causar deformidades físicas e incapacidade funcional até para atividades rotineiras como fechar um botão de blusa, por exemplo. No Acre a única especialista atende dezenas de pacientes todos os dias no Hospital das Clínicas em Rio Branco.
A artrite reumatoide é uma das três principais doenças responsáveis por afastamento do trabalho por mais de 15 dias. E atinge pessoas entre 20 a 40 anos. “As mulheres desenvolvem mais a doença que tem maior predisposição genética. O tratamento é feito com base em medicamentos que possuem uma eficácia de quase 90% no controle da doença”, destaca a médica reumatologista, Adriana Marinho.
Ao primeiro sintomas é preciso procurar um atendimento especializado, alerta. Uma pesquisa realizada ao redor do mundo demonstrou falta de conhecimento sobre a artrite reumatoide entre pacientes. Estas falhas de informação podem levar a falhas de comunicação entre as pessoas que vivem com artrite reumatoide e seus médicos.
Para esclarecer duvidas de seus portadores a iniciativa global AR: Juntos por esta Causa incentiva as pessoas com artrite reumatoide a responder o questionário “O que você sabe sobre Artrite Reumatoide”? Para testar seus conhecimentos sobre a doença. Com apoio da AbbVie, a iniciativa global AR: Juntos por Esta Causa dedica-se a aumentar o conhecimento e a educação sobre a artrite reumatoide.