Governo e Prefeitura avançam com pavimentação, drenagem e melhoria nos ramais da Castanheira e Brindeiro

Região do Castanheira/Brindero reúne cerca de mil famílias
Região do Castanheira/Brindero reúne cerca de mil famílias

O prefeito Marcus Alexandre realizou nesta quinta-feira, 30, uma caminhada pelos ramais da Castanheira e Brindeiro, no Cinturão Verde de Rio Branco, vias que permitem ligação entre as rodovias AC-40 e BR-364. O Ramal da Castanheira está sendo pavimentado em tratamento superficial duplo (TSD) em parceria com o Governo do Estado. O trabalho é elogiado pela comunidade: “os fornecedores não gostavam de entrar aqui por causa da dificuldade de acesso no inverno. Hoje, ficou uma maravilha”, disse o comerciante Josino Saraiva, dono da Mercearia Douglas, no KM 1 do Ramal da Castanheira. Dona Francisca Góes é uma das lideranças do Ramal do Brindero e diz que apesar do pavimento não chegado a todos os pontos, os moradores estão com uma expectativa muito boa em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido. “100% das pessoas me dizem que o serviço está bom e que esperam chegar a todos os lugares”, disse Francisca Góes, que recebeu o prefeito em sua residência, uma pequena chácara na Travessa Ana Mara, para um café da manhã à base de pão de milho.

A região do Castanheira/Brindero reúne cerca de 1.000 famílias, segundo Francisca Góes e seu esposo, também líder comunitário, Marcos Alberto, que acompanha o trabalho desenvolvido pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). Ao garantir um ramal com acesso de inverno a inverno a Prefeitura assegura também uma série de serviços às comunidades rurais. Para o prefeito, isso é qualidade de vida.

O secretário de Agricultura e Floresta de Rio Branco, Mário Jorge Fadell, e o diretor do Departamento de Ramais da Emurb, Ozias Bezerra, acompanharam Marcus Alexandre. Somente no Cinturão Verde, a parceria Prefeitura, Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário, estão sendo melhorados, piçarrados e pavimentados 1.200 quilômetros de ramais (350 km sob responsabilidade da prefeitura e 850 km por conta do governo estadual e do Incra). De parte da Prefeitura, já foram melhorados 250 quilômetros de ramais. Além disso, 72 quilômetros foram piçarrados e mesmo com o inverno batendo à porta, o trabalho segue intenso.

“Melhoramos ou construímos 13 pontes e implantamos 1,5 km de bueiras”, informou Ozias Bezerra, que lembra que todos os ramais que estão sendo beneficiados são escolhidos a partir dos critérios adotados pelos próprios moradores e com muito diálogo com as comunidades. (Texto e foto: Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia