Às vésperas do grande dia e o Brasil inteiro respira o Enem. Não é para menos. Afinal, o exame vai decidir, apenas em algumas horas, a vida de milhões de jovens. O futuro acadêmico deles. De acordo com as notas do Enem, muitos vão ou não entrar em boas faculdades.
Isso prova a importância do Enem? Certamente. Os estudantes devem levar a sério? Muito.
Só que a vida é muito mais do que uma prova. O exame já está bem aí. Nada mudo isso. Agora é hora de deixar o desespero e o nervosismo de lado e dar vez ao reforço dos estudos. Poucos dias antes do exame, muitos jovens perdem a cabeça de tanto estudar que não sabem. Esquecem de recordar o que já sabem. Muito vão além e ficam uma pilha de nervos. E isso só leva ao erro.
Agora não é hora de intensivos. É hora de refrescar o que já se sabe e ficar muito, mas muito atento mesmo para o que é preciso para fazer a prova: qual a caneta certa; quanto tempo você vai ter; o que pode ser levado de lanche; como será o seu transporte até o seu local de prova; o que vestir; que horas acordar. Tudo isso e mais.
Portanto, pais, aconselhem seus filhos: não esquentem, relaxem e se programem bem. Não esqueçam o básico e lembrem-se que o futuro é um corredor cheio de oportunidades.