Casos confirmados de dengue passam de 8,5 mil em Cruzeiro do Sul

Situação emergente preocupa a Secretaria de Saúde
Situação emergente preocupa a Secretaria de Saúde

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgados na sexta-feira, 31, mostram que, até Semana Epidemiológica 43 (19 a 25 de outubro), foram registradas 19.099 notificações de casos suspeitos de dengue em Cruzeiro do Sul. Foram confirmados 8.501 casos, representando 44,5% de positividade da doença. Até o momento, não há registro de óbito por dengue no município.

Em agosto, o Governo do Estado lançou a campanha “Prevenção Sim, Dengue Não! Operação Guerra contra a Dengue” com o objetivo de intensificar as ações de controle químico para o combate ao mosquito transmissor da dengue, e também para sensibilizar a população, por meio de ações de educação em saúde e mobilização social, sobre os riscos da doença, além de aplicações completas com UBV pesado (fumacê), com complementação em áreas de difícil acesso com UBV costal.

“Com a parceria das instituições não governamentais – empresários e comerciantes locais – e secretarias de Estado, estamos fortalecendo nossas ações para fazer a sensibilização dos moradores, mostrando que a dengue é um problema de todos”, informou Thayna Holanda, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias do Estado.

“É essencial que a população seja nossa aliada nesse combate, realizando ações básicas em suas casas como manter a caixa d’água limpa e fechada, limpar os quintais, eliminar garrafas, depósitos que podem acumular água”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.

A Sesacre implantou uma unidade de referência para atendimento 24 horas, no Hospital de Dermatologia Sanitária de Cruzeiro do Sul, para atendimento precoce aos pacientes com suspeita de dengue e necessidade de hidratação. No hospital, de 21 de agosto a 29 de outubro, foram realizados 10.506 atendimentos, 2.701 internações e 11.784 hemogramas. (Mônica Araújo / Foto: Assessoria Sesacre)

Assuntos desta notícia