Agora é oficial. A Lei do Troco foi aprovada. Não tem mais desculpa para aqueles trocados que os cobradores quase nunca têm. O texto da nova norma é bem claro, se não tiver os 10 centavos, o cobrador dá 25. Se não tiver 25, dá 50. E assim por diante… até liberar a passagem, inclusive.
Quem é do setor de Transporte Público pode até reclamar. Mas a verdade é que já estava na hora de botar um fim naquela velha história do ‘não tem troco’. A partir desta lei, as empresas que oferecem o serviço vão dar prioridade a catar os centavos para repor os usuários. Caso contrário, ficarão no prejuízo. Simples assim.
O cliente nunca pode sair prejudicado. Nunca! Esta é a lei máxima do consumo.
A tarifa de Rio Branco já não é barata. Portanto, incrementar aqueles 10 centavos nela não era certo. Agora, haverá lei para acabar com isso.
E, assim como vai existir uma lei, deve haver também a obediência a ela. Com direito a fiscalização e tudo mais. E a primeira fiscalização é dos usuários. As pessoas, diante da negativa do troco, não podem aceitar a situação. Devem exigir seus direitos.