Governo beneficia novos produtores com distribuição de mudas de café

Desde a criação do programa, já foram distribuídas cerca de 800 mil mudas de café
Desde a criação do programa, já foram distribuídas cerca de 800 mil mudas de café

Produtores rurais do Projeto de Assentamento Triunfo, localizado na estrada AC-40, Km 72, no município de Plácido de Castro são os mais novos beneficiados com o programa de distribuição de mudas de café do Governo do Acre, desenvolvido por intermédio da Secretaria de Agropecuária (Seap)

Os produtores rurais dessa comunidade trabalhavam em terras bolivianas e foram expulsos das áreas que ocupavam pelo governo daquele país. Durante toda a terça-feira, 17, foram entregues a nove agricultores cerca de 16 mil mudas de café.

O apoio do Governo do Estado representa uma nova oportunidade para os agricultores. “Nós contamos com esse apoio para poder tirar da terra o sustento das nossas famílias”, destacou Francisco de Assis Dantas, presidente da Associação de Moradores do Projeto de Assentamento Triunfo. Desde 2012, quando o programa foi criado já foram distribuídas e plantadas em todo o Estado 800 mil mudas de café.

Com o investimento em tecnologia, os produtores recebem mudas geneticamente melhoradas. O resultado é o aumento na produtividade. Antes da implantação do programa, a média de colheita era de 18.4 sacas de café por hectare. Com a parceria do governo, a produtividade mais que dobrou. Estima-se que os produtores possam colher 40 sacas de café por hectare.

“Os investimentos são para garantir que nossos produtores tenham todas as condições de produzir e para que possamos atender a demanda com um produto de qualidade”, destaca José Carlos Reis, secretário Estadual de Agropecuária. (Leônidas Badaró / Agência Acre/ Foto: Secom)

Assuntos desta notícia