Em reunião nesta quinta-feira, 19, na Casa Rosada, o governador Tião Viana, acompanhado do prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre, teve uma importante conversa com os presidentes dos sindicados de taxistas e mototaxistas do Estado. As categorias pedem o apoio do governo para melhorar o desempenho da atividade, principalmente a partir da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Hoje existem cerca de 1.430 taxistas e 1.400 mototaxistas sindicalizados no Acre. A categoria luta junto ao Executivo estadual e municipal pela isenção total do IPVA, uma maior fiscalização contra os trabalhadores clandestinos e novas propagandas de conscientização do Detran junto aos veículos.
O governador Tião Viana reforçou que as categorias têm acima de tudo um papel social importante nas políticas de transporte e segurança pública, e por estarem abaixo das médias de acidentes, merecem novas conquistas. “Vocês são um grupo que dá um orgulho danado, bem envolvido nas políticas públicas e com um importante papel social”, ressaltou o governador.
Segundo o presidente do sindicato dos taxistas, Telmizio Machado, o benefício de apenas 50% do IPVA para taxistas, existe desde 1990, mas que hoje não é mais tão vantajoso. Já o presidente do sindicato dos mototaxistas, Luiz Araújo, conta que os motoqueiros pagam o IPVA total, sonhando com a isenção junto aos colegas taxistas.
“Temos uma grande expectativa e o governador Tião Viana está nos dando sua palavra. Com novos benefícios, a categoria poderá investir melhor em si mesma e trazer mais vantagens para a população”, conta Telmizio.
O prefeito Marcus Alexandre ressalta que: “O governador está tendo a sensibilidade de lutar pela isenção do IPVA num momento difícil para a economia do país em que não é fácil abrir mão da arrecadação. São ações que trarão benefícios para todos”. O prefeito foi acompanhado do vereador Gabriel Forneck, já que essa é uma bandeira que ele defende. (Samuel Bryan / Agência Acre/ Foto: Gleylson Miranda)