Governo e prefeitura se unem em prol de taxistas e mototaxistas

Governo do Estado começa um projeto de lei para isenção do IPVA das categorias
Governo do Estado começa um projeto de lei para isenção do IPVA das categorias

Em reunião nesta quinta-feira, 19, na Casa Rosada, o governador Tião Viana, acompanhado do prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre, teve uma importante conversa com os presidentes dos sindicados de taxistas e mototaxistas do Estado. As categorias pedem o apoio do governo para melhorar o desempenho da atividade, principalmente a partir da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Hoje existem cerca de 1.430 taxistas e 1.400 mototaxistas sindicalizados no Acre. A categoria luta junto ao Executivo estadual e municipal pela isenção total do IPVA, uma maior fiscalização contra os trabalhadores clandestinos e novas propagandas de conscientização do Detran junto aos veículos.

O governador Tião Viana reforçou que as categorias têm acima de tudo um papel social importante nas políticas de transporte e segurança pública, e por estarem abaixo das médias de acidentes, merecem novas conquistas. “Vocês são um grupo que dá um orgulho danado, bem envolvido nas políticas públicas e com um importante papel social”, ressaltou o governador.

Segundo o presidente do sindicato dos taxistas, Telmizio Machado, o benefício de apenas 50% do IPVA para taxistas, existe desde 1990, mas que hoje não é mais tão vantajoso. Já o presidente do sindicato dos mototaxistas, Luiz Araújo, conta que os motoqueiros pagam o IPVA total, sonhando com a isenção junto aos colegas taxistas.

“Temos uma grande expectativa e o governador Tião Viana está nos dando sua palavra. Com novos benefícios, a categoria poderá investir melhor em si mesma e trazer mais vantagens para a população”, conta Telmizio.

O prefeito Marcus Alexandre ressalta que: “O governador está tendo a sensibilidade de lutar pela isenção do IPVA num momento difícil para a economia do país em que não é fácil abrir mão da arrecadação. São ações que trarão benefícios para todos”. O prefeito foi acompanhado do vereador Gabriel Forneck, já que essa é uma bandeira que ele defende. (Samuel Bryan / Agência Acre/ Foto: Gleylson Miranda)

Assuntos desta notícia