Já começaram as vendas. Quem gosta de um bom peixe da região, agora terá a oportunidade de comprar em supermercados (Araújo) os produtos do Complexo de Piscicultura. Desde ontem, a Peixes da Amazônia S/A já disponibilizou no mercado local o primeiro lote dos seus pescados.
Os peixes legitimamente acreanos são a realização de um projeto ambicioso iniciado há cerca de 5 anos. Um projeto para tornar o Estado na maior referência nacional para a comercialização de peixes exóticos da Amazônia. Um produto rentável do Acre para o resto do mundo.
Com o investimento em todos os processos para criar uma cadeia de pescados regionais, os peixes daqui estarão disponíveis em várias opções de cortes e de espécies: sem vísceras, filés, lombos, costelas, banda sem espinhas, postas e kit caldeirada de pintado, tambaqui e pirarucu.
A qualidade dos produtos é inegável. Eles chegam para conquistar o mercado local. Daí, o próximo passo será ganhar mercados externos. Só que, antes de pensar lá fora, é preciso ver a aceitação dos peixes amazônicos por aqui. O consumidor acreano é ‘enjoado’. Quer produtos de primeira e pagando um preço acessível por eles. Afinal, se é industrializado aqui, o custo deve ser menor.
Agora, uma coisa a população tem que superar: o preconceito com o que é produzido no Acre. O que vem de fora às vezes é melhor, mas nem sempre. Para chegar ao mercado o peixe da Amazônia S/A seguiu todos os padrões de qualidade industrial necessários. Nisso, o acreano pode confiar.