Acre é representado por alunos do Instituto São José na FEBRACE

 A 13ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) tem início nesta terça-feira, 17, nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Entre 332 projetos apresentados no evento, está o projeto da Usina Termoelétrica Sustentável, produzida pelos alunos Ana Luiza Figueiredo da Costa e Ythalo Matheus Menezes Brasil que representam o Acre, estudantes do colégio São José.

O projeto dos alunos baseia-se na constituição de uma alternativa que poderá sanar a carência de energia elétrica. O funcionamento baseia-se na queima da madeira inutilizada ou bagaço da cana de açúcar. O calor será transmitido para um recipiente com água e ocorrerá a agitação das moléculas a 100 °C, consequentemente o vapor passará por uma saída feita na caldeira, exercendo trabalho.

Com isso, o vapor que sairá através de um tubo fará girar uma turbina instalada na frente da caldeira, convertendo assim, energia térmica em energia mecânica através de um movimento circular por meio de uma hélice acoplada a um gerador de energia elétrica.  Os resíduos que seriam diretamente liberados pela fumaça serão reutilizados na produção de arte e de adubo para a utilização agrícola.

De acordo com o projeto, há a necessidade de R$120 milhões como investimento para construção da energia e esse valor seria recuperado em 7 anos com a venda de energia. Além disso, o Acre não apresenta plantações suficientes para sustentar uma usina de grande porte, porém apresenta regiões como solo favorável para plantação da mesma.

Os alunos destacam que a iniciativa é de sustentabilidade ambiental conforme a sétima meta do milênio proposta pela ONU. Além de confirmar que através de investimentos o Estado tem condições de desenvolver esse tipo de produção, promovendo o crescimento econômico e social.

Os alunos estão sendo orientados pelos professores Marcos Whisley Viana Nobre, Vanúcia Nunes Valente Calixto. Além da participação no evento de referência nacional, a equipe acreana pede a colaboração dos acreanos para que assistam e curtam o vídeo no endereço eletrônico http://febrace.org.br/virtual/2015/ENG/41/. Os 4 projetos mais “curtidos” serão premiados.

As visualizações e curtidas devem acontecer até a próxima quinta-feira, 19. A FEBRACE (www.febrace.org.br) tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), CNPq, CAPES e UNESCO, e o patrocínio da Intel do Brasil, Instituto Votorantim e Petrobras. São instituições e empresas que apostam no incentivo à criatividade, à inovação e ao desenvolvimento de jovens talentos. Confira abaixo os projetos de destaque.

Assuntos desta notícia