Fotógrafo de A Gazeta tem fotos selecionadas para expor na França

 O fotógrafo acreano Odair Leal teve quatro fotos selecionadas para participar da exposição “Lespeuples de l’amazonieface aladeforestation”, que terá início na próxima sexta-feira, 27, na Câmara Municipal de Paris, na França. As fotografias ficarão expostas durante todo o ano de 2015.

Os registros do acreano foram feitos na tribo indígena Juma, localizada no município de Canutama, no interior do Amazonas, para uma reportagem da agência Amazônia Real, de Manaus.

O objetivo da exposição é mostrar e discutir as causas e consequências do desmatamento da Amazônia. Fotógrafos de países de diferentes áreas da Amazônia participarão da mostra.

Para o fotógrafo, expor em outro país é o ápice da carreira. “A Europa é o berço da arte. Henri Cartier Bresson era Francês. Para mim é a glória ter quatro fotos escolhidas para esse evento”, disse.

Aos 16 anos de idade, Odair se apaixonou pela fotografia. Muito tímido, comprou uma câmera fotográfica para “trabalhar” sua timidez e não parou mais. Foi um verdadeiro caso de amor.

O fotógrafo iniciou sua carreira no jornal A Semana, em 1997, e atuou em outros jornais na região norte do Brasil, como O Estado Acre, O Rio Branco e A Crítica (AM). Atualmente Odair fotografa para o jornal A GAZETA.

O repórter fotográfico possui um currículo carregado de prêmios como, Prêmio Jornalismos José Chalub Leite 2006, Prêmio Embratel Regional por equipe 2012, e também um reconhecimento no HPA 2013/China, na categoria Tradições e Ritos.

De acordo com Odair, fotografia é um aprendizado diário. “Além da questão técnica, você tem que ‘sacar’ as coisas. É preciso se aprimorar e ir lapidando aos poucos, até chegar ao reconhecimento do seu trabalho”, explicou o fotógrafo.

Odair também possui em seu currículo dois livros publicados. O livro “Sem Terras na Amazônia”, que reúne 108 fotos em preto e branco, e que retratam a história de pessoas que lutam por um pedaço de terra na Amazônia. E o livro Da Amazônia aos Andes: Entre o Céu e a Terra, com cerca de 300 fotografias que retratam a vida e a paisagem da Cordilheira dos Andes.

Com espírito aventureiro, o repórter fotográfico está sempre em busca da melhor imagem, viajando pelo Brasil e pelo mundo. Ele já colaborou com os jornais Folha de S.Paulo, Valor Econômico, O Dia, O Paraná, Correio Braziliense, A Crítica, Diário do Amazonas e Washington Post (EUA). Também possui fotos publicadas nas revistas Veja, Época e Sentidos.

Amazon_Povo Juma - Expo_OL (1) Amazon_Povo Juma - Expo_OL (0)

 

 

Assuntos desta notícia