Corpo de Bombeiros está emitindo declaração para fins trabalhistas

Rio Branco vive a maior enchente de sua história. Estima-se que mais de 85 mil pessoas já tenham sido afetadas. Devido ao grande volume de águas, o Terminal Urbano e o trânsito no Centro da cidade tiveram que ser interditados. Trabalhadores dos mais diversos setores pararam suas tarefas para socorrer parentes e retirar bens das áreas de risco.

Com intuito de dar mais seguridade às vítimas, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AC) está emitindo declaração para fins trabalhistas. O documento apresenta justificativa sobre o período de ausência do trabalhador, em virtude da enchente. O cidadão que tiver interesse em retirar a declaração deve apresentar comprovante de endereço, RG e CPF.

O tenente-coronel do CBM/AC, Joselito Costa, explica a legalidade da declaração: “O empregador não é obrigado a aceitar o documento. É preciso que o funcionário e a empresa entrem em um consenso. A declaração apenas comprova que o cidadão foi realmente atingido pela enchente”, ressaltou.

A empregada doméstica Aldileide Andréia de Oliveira, 39 anos, é moradora do bairro Volta Seca e há dois está impossibilitada de trabalhar. “Tive que buscar abrigo na chácara do meu pai, mas as minhas coisas ficaram na varanda de uma vizinha. Quero apresentar a declaração à minha patroa e comprovar o momento difícil que estou vivendo. Mas, se Deus quiser, semana que vem volto ao trabalho”, diz, otimista.

A declaração é emitida das 8 às 18h, na sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Estrada da Usina, 669, no bairro Morada do Sol. (Maria Meirelles / Agência Acre)

Assuntos desta notícia