Igreja Católica divulga programação da Semana Santa

A programação da Igreja Católica para a Semana Santa em Rio Branco tem início neste domingo, 29, com o Domingo de Ramos. Logo cedo, às 5h30, no pátio da Biblioteca Pública haverá a bênção de Ramos e, em procissão, os fiéis irão até a Catedral para a missa das 6h. Outras missas serão realizadas às 8h, 17h e 19h.

Na segunda, terça e quarta serão marcadas pelas confissões e celebrações penitenciais. Além disso, no dia 1º, haverá a missa crismal, onde são abençoados os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do crisma. Esses óleos são usados para unção durante os sacramentos. Também nesse mesmo dia, todos os padres da diocese, em torno do Bispo, irão renovar as promessas sacerdotais que fizeram no dia em que foram ordenados.

Na quinta-feira, 2, está agendada a Missa da Ceia do Senhor, quando é realizado o rito conhecido como lava-pés. “O lava-pés é o ato em que Jesus, antes da última ceia, lavou os pés de seus discípulos e pediu que eles fizessem a mesma coisa”, explica o padre Massimo Lombardi.

A sexta-feira da Paixão é o único dia em que a Igreja Católica não realiza missa. “Porque é quando celebramos a morte de Jesus Cristo. Nesse dia temos apenas uma ação chamada de Celebração da Paixão e, logo depois, tem a tradicional ‘Procissão do Senhor Morto’, que percorre as principais ruas da cidade com a imagem de Jesus Cristo”, explica o religioso.

No sábado, 4, também conhecido popularmente como o ‘Sábado de Aleluia’, é o dia de silêncio, “Celebramos a ressurreição de Jesus somente na madrugada do domingo. No sábado temos a grande vigília, chamada de Vigília Pascal, quando nos preparamos para celebrar a ressurreição”, explica.

A celebração da ressurreição, segundo o padre, será realizada na Concha Acústica, no Parque da Maternidade, a partir das 5h do domingo, 5, com o alvorecer da ressurreição.

Assuntos desta notícia