Comunidade do Cajazeiras recebe Programa Saúde na Comunidade e ganha nova UBS 

População fez questão de agradecer ao prefeito. (Foto: Ascom PMRB)
População fez questão de agradecer ao prefeito. (Foto: Ascom PMRB)

O final de semana foi de uma alegria e contentamento para os moradores do Ramal Cajazeiras, na zona rural de Rio Branco. No sábado, 11, além de receber o programa Saúde na Comunidade, com todos os serviços e benefícios, a comunidade ainda foi beneficiada com a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), que agora passa a se chamar Elvira Cruz Braga.

O prefeito Marcus Alexandre foi até à comunidade realizar a entrega da nova unidade de saúde e acompanhar os trabalhos do programa. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida e dos vereadores Fernando Martins e Graça da Baixada.

Periodicamente, a comunidade já recebe o programa Saúde na Comunidade, que leva importantes serviços como testes ambulatoriais (glicemia e pressão), vacinas, atendimentos médicos e de enfermagem, exames como hepatites, dentistas e até mesmo acompanhamento do programa Bolsa Família.

Já a nova Unidade de Saúde, reconstruída de alvenaria no lugar onde antes havia um posto de saúde de madeira, atenderá, além dos moradores e produtores da comunidade Cajazeira, também as comunidades Barro Alto e União Floresta e de diversos afluentes do Riozinho do Rola como o Vai-se-Ver, Espalha e São Raimundo, beneficiando diretamente mais de mil famílias da Transacreana.

Com a nova UBS, os moradores do Cajazeiras, a partir de agora, não precisarão mais se deslocar até a cidade para ter atendimento básico de saúde. A coordenadora de saúde rural da Semsa, Rosângela Farias, explica além da atenção primária, ainda serão programadas consultas de médicos e dentistas para atender as comunidades.

A entrega da UBS Elvira Cruz Braga pela prefeitura de Rio Branco representa o cumprimento de um compromisso assumido pelo prefeito Marcus Alexandre no início da gestão com a comunidade Cajazeira em realizar a reforma da unidade de saúde.

O secretário Oteniel Almeida destacou o esforço da Prefeitura de Rio Branco em melhorar o atendimento às comunidades da Transacreana. “Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento, pois essa unidade de saúde é um compromisso assumido com os moradores”, disse.

Os vereadores Fernando Martins e Graça da Baixada destacaram a parceria com o Legislativo, permitindo ações importantes como a entrega da nova unidade de saúde. “Trabalhar em parceria é de fundamental importância e a Prefeitura de Rio Branco está de parabéns”, salientou o vereador Fernando Martins.

Até mesmo quem trabalha há muito tempo na comunidade reconhece a importância da reforma. Seu Alonso Santiago de Oliveira é agente comunitário de saúde aposentado e trabalhou na comunidade de 1988 até 2008. Ele diz que a nova UBS vai melhorar muito o atendimento aos moradores.

“Além do programa Saúde na Comunidade estamos entregando hoje aos moradores do Cajazeiras essa nova unidade de saúde que vai permitir o atendimento primário aos moradores do ramal Cajazeiras de outros importantes como o Barro Alto, União Floresta, além das comunidades ribeirinhas”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

As lideranças comunitárias fizeram questão de agradecer ao prefeito Marcus Alexandre não apenas pelo compromisso cumprido com os moradores da zona rural, mas principalmente por melhorar o atendimento de saúde aos moradores não somente do Cajazeiras, mas de outras localidades.  (Assessoria PMRB)

Assuntos desta notícia