Nesta quinta-feira, 2, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data serve para ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 1% da população mundial seja autista, sendo quase dois milhões de casos somente no Brasil.
Levando em consideração que o Estado não possui uma estrutura adequada para acolher os portadores do transtorno, é que o deputado Daniel Zen decidiu apresentar na Aleac um projeto de lei que instituir a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atitude digna de palmas, pois, esta é uma das bandeiras de luta da Associação Família Azul do Acre (Afac), entidade que ampara pais e familiares de pessoas que sofrem com o transtorno.
O autista, em sua grande maioria, possui dificuldade de comunicação e de interação social. Alguns, quando vão às escolas, precisam de um mediador, ou seja, um auxiliar que fica ao lado do professor para trabalhar somente com a criança que tem dificuldade na compreensão pedagógica. Portanto, a aprovação dessa lei é de extrema importância. Esperasse que os parlamentares e o poder público sejam sensíveis a esta importante causa!