Forte friagem chega fora de época no Acre e será antecedida por duas frentes frias

Agora, sim! Ela vem mesmo! O Tempo Aqui, site do pesquisador meteorológico Davi Friale, anunciou, há alguns dias, que a quarta frente fria do ano daria início à primeira friagem de 2015. No entanto essa quarta frente fria perdeu força e não proporcionará frio, no Acre, mas, apenas, uma leve diminuição do calor. Já, a quinta frente fria, essa sim, atingirá o Acre com força! A massa polar que virá, logo em seguida, proporcionará um frio fora de época para os acreanos.

Assim, em menos de sete dias, duas frentes frias, uma fraca e outra forte, atingirão o Acre.

A primeira delas – a quarta do ano – chegará no próximo domingo, dia 19 de abril. Não vai trazer frio, mas o calor diminuirá um pouco e as mínimas, ao amanhecer, diminuirão cerca de 2ºC, ou seja, passarão dos atuais 22,5ºC, em média, para cerca de 20,5ºC, em Rio Branco e em Brasileia. Os dias, no entanto, vão continuar quentes.

A segunda dessa sequência de frentes frias – a quinta do ano – atingirá o Acre na próxima quinta-feira, 23. Essa, sim, parece que será para arrepiar, mesmo! Tudo indica que virá com ventos fortes de sudeste e poderá provocar temporais, com chuvas intensas, raios e ventanias em vários pontos do Estado e das regiões vizinhas. A temperatura cairá brusca e acentuadamente, devido à incursão de uma intensa massa de ar frio, de origem polar. É possível que a temperatura mínima estabeleça recorde de frio dos últimos anos para este mês, quando não é comum friagens intensas, pois o inverno só começa na segunda quinzena de junho. Esperamos que essa frente fria não perca forças até lá!

O Tempo Aqui dará, nos próximos dias, informações mais precisas sobre essa incursão de ar frio polar que atingirá o Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, como data e hora da chegada, intensidade dos ventos, temperaturas mínimas e máximas, duração do frio, sensação térmica e outros dados. (Do Site O Tempo Aqui.com)

Assuntos desta notícia