Qualificação ofertada pelo governo traz oportunidade para 2.300 pessoas

O IDM oferece cursos de formação inicial e continuada. (Foto: Gleilson Miranda)
O IDM oferece cursos de formação inicial e continuada. (Foto: Gleilson Miranda)

Qualificar e formar jovens para o mercado de trabalho é um dos grandes projetos que o Governo do Estado reforça durante a atual gestão. Pensando nisso, em parceria com o Sebrae/AC e Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira, cursos  de formação inicial e continuada em operador de telemarketing são oferecidos à população acreana.

Ao todo, 2.357 foram certificados nesta semana. Até o momento, 1.400 jovens estão habilitados a trabalhar na empresa Contax – maior empresa de relacionamento com o cliente (call center). Em certificação anterior, mais de 600 jovens formandos foram contratados para trabalhar no local.

Um novo momento
A expectativa da iniciativa é atingir diretamente cinco mil jovens que participarão do curso oferecido pelo governo, com a finalidade de capacitá-los para trabalhar na empresa Contax. Entre as milhares de pessoas que se inscreveram, há jovens em busca de primeiro emprego e universitários que desejam ingressar no ramo de trabalho, entre outros.

Cristiane Holanda, de 28 anos, é acadêmica de serviço social. Ela diz que entrou no curso de operador de telemarketing com o intuito de aprofundar o conhecimento na área e ter algo a mais em seu currículo. Após o período de aulas, ela se diz ansiosa e esperançosa para ser uma das selecionadas para trabalhar no local.

“Acredito que quem concluiu o curso teve uma oportunidade única de usufruir das aulas que foram ótimas, além de ter a chance de um emprego bom. Tudo isso foi um aprendizado para a vida”, diz.

Entre os concluintes, está Elizangela Lopes, que diz que entrou no curso com o intuito de formar uma carreira dentro da Contax, e após a formação, foi uma das 1.200 selecionadas para trabalhar no local.

“Eu fiz o processo seletivo e passei, e agora já vou começar meu treinamento. Eu sou fruto do meu esforço, sempre disse que estava ali dentro para me superar, para vencer meus obstáculos. Estou muito feliz pois hoje, ao pegar esse diploma, vejo que tive um resultado satisfatório, que foi conseguir meu emprego”, conta Elizangela.

Primeiro emprego
Aos 18 anos, Wenderson Gomes garantiu o primeiro emprego após participar do curso de operador de telemarketing. Ele diz que soube por meio de amigos, e logo decidiu que iria em busca da qualificação.

“Eu me inscrevi no intuito de conseguir meu primeiro emprego, mas como nem todos eram selecionados, não tive muita expectativa. Para mim, só o aprendizado que tive no local foi muito bom”, destacou.

Ao fim do curso, Wenderson foi chamado para fazer parte da equipe da Contax. “Fiquei muito feliz. Durante o curso me esforcei muito, mesmo sabendo que várias pessoas já estavam no mercado de trabalho. Estou muito feliz, mal posso esperar para começar”, conclui.

A empresa Contax é um projeto sonhado pelo governador do Acre, Tião Viana, desde a época em que atuava no Senado Federal. A empresa será inaugurada no dia 6 de maio, com a presença do maior apoiador da iniciativa, o ex-presidente Lula. (Márcia Moreira / Agência Acre)

Assuntos desta notícia