Obras do Shopping Popular avançam com a concretagem

Trabalhos estão a todo ‘vapor’ para concluir o Shopping
Trabalhos estão a todo ‘vapor’ para concluir o Shopping. (Foto: Ascom PMRB)

As obras do Shopping Popular de Rio Branco chegaram a uma fase muito importante. Começou, nesta quarta-feira, 6, a concretagem do 1º térreo, etapa que acelera a construção já que depois disso as chuvas não terão influência sobre o andamento das obras. Tem chovido muito em 2015, o que vem atrapalhando o cronograma – mas quando os três térreos estiverem concretados (o que deve acontecer até o final da semana que vem) homens e máquinas não necessariamente irão parar o trabalho caso chova.

A concretagem dos térreos é feita utilizando uma tecnologia recente, a de lançamento com braço hidráulico operado por controle remoto. Sensível aos movimentos do operador, o braço permite uma projeção eficiente em termos de perdas e reflexão, além de capacidade para atingir os pontos de mais difícil acesso, como ocorre no Shopping Popular. O braço será usado para lançar remotamente o concreto nos pilares do terceiro e último andar. O operador se posiciona em local protegido, controlando a operação de forma precisa e segura.

O engenheiro Alan Jones, fiscal da obra, confirma que o trabalho seguirá mais célere. Obras de R$ 17,3 milhões, o Shopping Popular terá cerca de 450 boxes divididos em três andares e será construído ao lado do Terminal Urbano. Serão 165 boxes no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins. O empreendimento será erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping.

O projeto tem grande repercussão no Ministério do Turismo. O ministro Henrique Alves disse na última terça-feira, 5, que a criação do Shopping Popular confirma a importância que o Ministério dá ao empreendedorismo e às iniciativas que resultam na melhoria da infraestrutura turística de um destino, motivo pelo qual a pasta repassou os recursos para a construção do espaço. “É muito importante dar condições aos pequenos comerciantes, que no turismo representam 97,9% de nossa força de trabalho e impulsionam nosso setor. A ideia é que o Shopping Popular se torne uma referência para o turista em relação ao artesanato, vestuário e alimentação”, disse o ministro durante reunião com o governador Tião Viana.

O Shopping Popular está sendo construído em uma área de 12 mil m² em um terreno ao lado do Terminal Urbano. A obra será entregue até o primeiro semestre de 2016 e a expectativa da Prefeitura de Rio Branco é que mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos sejam criados.

Até agora o Shopping consumiu cerca de 1,1 mil m³ de concreto. (Assessoria PMRB)

Assuntos desta notícia