Cirurgias de alta complexidade aumentam necessidade de sangue no Hemoacre

Em virtude da realização de cirurgias de alta complexidade no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) pede a colaboração de doadores voluntários de sangue para que se disponham doar.

Nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7, haverá cirurgias cardíacas. Os tipos sanguíneos mais necessários para esses procedimentos são O negativo e positivo e B positivo.

Na próxima semana, de 11 a 16, será realizado o mutirão de cirurgias de quadril, também no HC, realizado pela equipe do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro (RJ). Passarão pelo procedimento 48 pessoas. Para essas cirurgias são necessárias todas as tipagens sanguíneas.

Os procedimentos requerem uma grande demanda de transfusões sanguíneas, necessitando de uma reserva de sangue maior do que os procedimentos cirúrgicos comuns.

“Esses tipos de cirurgia causam um grande sangramento no paciente, por isso são considerados procedimentos de alta complexidade. Pedimos aos doadores que procurem nossos postos de coletas antes e durante esse período, para garantir que a necessidade de bolsas de sangue para as cirurgias sejam supridas, além das outras demandas habituais das unidades de saúde”, disse Marlice Aquino. (Álefe Souza / Assessoria Sesacre)

Assuntos desta notícia