Hoje acaba. Esta sexta-feira, 22, marca o último dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Foram 18 dias de campanha (ou seja, ela começou desde o dia 4 de maio) e o resultado dela não foi dos melhores. Dos 49,7 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo, apenas 19,1 milhões se imunizaram. Isso significa que a cobertura vacinal da campanha foi de 38,6%.
A meta era de pelo menos 80% do público-alvo ser vacinado.
No Acre (Estado que sempre conseguia atingir a meta em edições anteriores da campanha), os números são ainda mais negativos. Ontem, faltando um dia para o fim do prazo, só 38,7 mil dos 170 mil acreanos que fazem parte do público-alvo. Isso representa uma cobertura vacinal de 22,76%. Falta muito. Mais de 100 mil acreanos se vacinarem.
Muita gente está esperando a campanha se estender (e isso realmente deve acontecer em muitos lugares). Mas essa não é a atitude certa. A campanha pode não se prolongar. Considere hoje o último dia e aproveite para ir tomar a vacina. Não deixe para depois.
Os acreanos precisam buscar a imunização. Por fazer parte do chamado público-alvo, significa que estas pessoas têm maior risco de sofrer complicações com a doença. É um risco desnecessário que estes que deixaram de se vacinar estão correndo. O verão está chegando. Tempo seco e com mudanças. E com elas o risco da gripe só cresce.