ARTIGO: Contact center contribui para desenvolvimento socioeconômico da Região Norte

CARLOS ZENVETTORO Grupo Contax, líder em relacionamento com o consumidor na América do Sul, inaugura nesta quarta-feira, 6, a primeira unidade operacional em Rio Branco, no Acre. Com investimento de R$ 40 milhões, a companhia irá impulsionar a economia na região com a geração de 2 mil empregos diretos e 700 indiretos. O equivalente a 1% da população do município, que possui atualmente de 336 mil habitantes.

Impulsionada nos últimos anos pelo reajuste no salário mínimo e estimulada pela geração de empregos formais, através de instalação de postos de trabalho, a exemplo da multinacional de Contact center que acaba de chegar, a Região Norte do país deverá manter, assim como o Nordeste, o crescimento econômico acima da média nacional. Segundo pesquisa da consultoria Tendências, a previsão positiva entre 2015 e 2018 é de 3,8%, enquanto a perspectiva nacional é de 2,9%.

O grande atrativo é o forte desenvolvimento populacional local, que, de acordo com os dados da Prefeitura de Rio Branco, registrou crescimento de 60 mil habitantes nos últimos 10 anos. Com implantação da multinacional de Contact center na região, houve possibilidade de valorizar pessoas, qualificando-as para atender às necessidades do mercado de trabalho.

A partir de parceria com o Governo do Estado, que investiu na pré-capacitação da mão de obra atraída pelas novas possibilidades de trabalho no município, 1,2 mil pessoas certificadas pelo Curso de Operador de Telemarketing do Instituto Dom Moacyr já estão em processo de seleção e deverão ser absorvidas pelo grupo.

Os empregos formais irão ampliar a massa salarial do trabalhador rio-branquense e ainda permitir a inclusão de jovens universitários em busca da primeira oportunidade profissional no mercado de trabalho, em um ambiente moderno, tecnológico e inovador.

Além da geração de postos de trabalho, o novo empreendimento vai além da contribuição para o desenvolvimento socioeconômico. Objetiva também impactar minimamente no ecossistema local com um modelo de negócio sustentável, 31% mais eficiente energeticamente.

A arquitetura da nova unidade de operações atende a um padrão ecossustentável que deverá ser replicado em outros sites da empresa. Edificada em uma planta horizontal, a estrutura permite a redução do uso de elevadores, resultando na diminuição da emissão de 654 toneladas de gás carbônico por ano.  A água da chuva será reutilizada em sanitários e na manutenção do paisagismo integrado à construção. Com isso, o ganho de produtividade com higienização será de 11% e a redução com custos de manutenção do site chegará a 12%.

A presença da nova unidade de operações também irá contribuir para mudanças positivas na infraestrutura da região. Através de parceria com o Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco, novas linhas de transporte público serão disponibilizadas para permitir o fácil acesso de trabalhadores até o local.

Com a abertura de uma unidade de operações de Contact center em Rio Branco, o Grupo Contax reforça seu comprometimento em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, reduzindo diferenças regionais, através da geração de trabalho e renda que ampliam significativamente a qualidade de vida de moradores da região Norte do Brasil.

* Carlos Zanvettor é CEO do Grupo Contax.

Assuntos desta notícia