O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) deu início nesta 4ª feira ao 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013 – 2016 no Acre, um importante espaço público de diagnóstico e monitoramento de políticas sociais para crianças e adolescentes. Nos dias 6 e 7 de maio de 2015, 18 cidades acreanas confirmaram participação no encontro de formação de articuladores, gestores e técnicos municipais, no Auditório do hotel Terra Verde, em Rio Branco.
São 20 municípios do participam do Selo Unicef no Acre e um total de 610 municípios de todos os 9 estados da Amazônia Legal estão participando desta nova edição. O Selo Unicef busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com os governos estaduais, a Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA), e o Instituto Peabiru, com o apoio da Cemar, Celpa e Celtins.
O objetivo da oficina é orientar os municípios a promoverem atividades de participação social, por meio de um intenso processo de mobilização em torno de temas, programas e políticas públicas desenvolvidas pelo município. Visa também engajar crianças, adolescentes, famílias e todos os setores da sociedade no município em busca de respostas aos desafios de promover, garantir e realizar os direitos de cada criança e cada adolescente.
Todos os Estados da Amazônia Legal brasileira estarão realizando as oficinas de capacitação do 2º ciclo nos meses de março, abril e maio deste ano.
2ª Edição do Selo Unicef na Amazônia Legal Brasileira
O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes que resultaram do esforço de municípios por meio de políticas públicas que promovem, protegem e realizam direitos de crianças e de adolescentes.
Ao aderir ao novo Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes de sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido do HIV/Aids, crescer sem violência, ser adolescente, ser prioridade absoluta nas políticas públicas, praticar esportes, brincar e divertir-se.
A metodologia do Selo prevê o desenvolvimento de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social, treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas, monitoramento de indicadores sociais, avaliação do desempenho, e atividades de participação social e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados e atividades de participação social.
O Unicef, ao lançar a 2ª Edição do Selo Unicef na Amazônia Legal em 2013, se articulou com governos estaduais, sociedade civil e setor privado para a construção de uma agenda comum. Foram 610 municípios que aderiram a iniciativa.
Em 2016 o Unicef certificará os municípios que conseguirem apresentar as melhorias mais expressivas nos indicadores sociais relativos aos direitos de crianças e adolescentes. (Assessoria Unicef / Comunications Advisors)
A lista de municípios do Acre que estão inscritos no Selo Unicef são:
Acrelândia
Assis Brasil
Brasileia
Bujari
Capixaba
Cruzeiro do Sul
Epitaciolândia
Jordão
Mâncio Lima
Marechal Thaumaturgo
Plácido de Castro
Porto Walter
Rio Branco
Rodrigues Alves
Santa Rosa do Purus
Senador Guiomard
Sena Madureira
Tarauacá
Xapuri
Porto Acre