Contrariando o que foi divulgado, o diretor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para Rondônia e Acre, Fabiano Cunha, alega que o Ministério dos Transportes ainda não decretou situação de emergência na BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.
O Dnit afirma que o projeto para a situação emergencial está em elaboração há 15 dias, com perspectiva de conclusão até o fim do mês. Somente a partir do reconhecimento do pedido que se terá condições de contratar as empresas para os serviços.
O projeto prevê a reconstrução de ao menos 400 quilômetros da BR-364 entre os trechos de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Ainda não existe estimativa de quanto será o custo da obra. A previsão é de que até janeiro de 2016 o projeto esteja concluído, com a liberação dos recursos a depender da equipe econômica do Governo Federal.
O diretor regional reitera que, atualmente, existem contratos de conservação e manutenção em toda a malha viária. Segundo ele, esse trabalho garante ações emergenciais em caso de rompimentos no decorrer da BR.
Estão marcadas reuniões entre a diretoria do Dnit e o Ministério dos Transportes, em Brasília, na sexta-feira, 24, segunda-feira, 27, e terça-feira, 28, para discutir projetos para a BR-364, no estado acreano.