O plano de elaboração para o período de estiagem no Rio Acre, em Rio Branco já está em fase de andamento, segundo informações da Coordenação da Defesa Civil Municipal. O projeto é feito em parceria com órgãos de proteção ao meio ambiente – como a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) -, e meteorológicos, todos os anos.
De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente coronel George Santos, além do plano de estiagem, está em fase de término de elaboração, também, o plano de queimadas. “Que deve estar mais completo já na semana que vem, com todas as estimativas e planos de controle”, acrescenta.
Santos acrescenta, ainda, que já se tem uma estimativa para os meses de agosto e setembro – considerados os mais secos do ano. “Neste ano, percebemos que o Rio Acre está acima, quando comparamos com os mesmo período de épocas anteriores, de vários outros anos, “perdendo” apenas para 2009″, reitera, complementando, inclusive, que esta é uma notícia boa. “Principalmente depois do que passamos este ano, com uma cheia histórica que abalou a toda cidade”, relembra.
Quais medidas podem ser adotadas
Na manhã de ontem, 17, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, era de 3,40 metros. Uma das preocupações quando as águas alcançam medições menores diz respeito à captação, já que acontece a diminuição da sucção dos equipamentos nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
Em 2012, por exemplo, foi instalada uma balsa móvel para que houvesse uma captação com maior facilidade e, assim, a população não ficasse sem água nas torneiras.