O aplicativo permite que usuários troquem fotos e vídeos, que podem permanecer visível no máximo até 10 segundos, depois disso a imagem ou filme desaparece e não pode ser visto novamente. Criado em 2011, por dois universitários de Stanford, na Califórnia, o Snapchat virou febre entre os jovens e adolescentes no Brasil.
No Acre, não é diferente. É quase uma epidemia, todo mundo quer registrar o seu dia a dia em fotos ou vídeos. A “segurança” que o aplicativo trás parece ser o maior atrativo dessa nova mania.
Se você encontrar alguém no meio da rua, no trânsito, na balada, no restaurante, ou em qualquer outro lugar ‘inapropriado’ cantando, por exemplo, não se assuste, eles não são os novos ‘super stars’, estão apenas fazendo vídeos para postar no Snapchat.
Segundo o assessor administrativo, Pablo Charife, o que despertou o seu interesse pela rede social a princípio, foi a forma inusitada de conversar pelo bate-papo e o histórico sumir. “Depois que vim usar mais a opção de fotos e vídeos. Eu gosto muito de registrar os momentos que estou vivenciando”, disse.
Para ele, que utiliza o aplicativo há 8 meses, o diferencial da ferramenta é a ideia das fotos e vídeos terem ‘vida útil’. “A opção de aquele momento ficar disponível apenas por 24 horas parece despertar uma segurança maior, você acaba expondo com mais segurança seu dia-a-dia. Passou 24 horas tudo some!”, explicou Charife.
Um dos criadores do Snapchat, Evan Spiegel, disse em um post no blog da companhia que “O Snapchat não é sobre capturar aquele tradicional momento Kodak. Trata-se de comunicar toda a gama de emoções humanas, e não apenas o que parece ser bonito ou perfeito”, afirmou. Após quatro anos de fundação, a rede social é avaliada em R$ 45,8 bilhões.
A rede social também é uma febre entre as celebridades, de Bruna Marquezine até Madonna, uma oportunidade para os fãs de carteirinha acompanharem a vida do seu ídolo. A estudante, Nathália Nasserala, de 25 anos, conta que conheceu o aplicativo através de uma amiga. Para ela, a rede social é segura e facilmente manuseada.
Nasserala acompanha a vida de vários famosos através do Snapchat, principalmente blogueiras do mundo da moda como, Thássia Naves e Aline Riscado. “Eu adoro, pois tem muitas dicas de moda. Eles falam também da sua vida pessoal, e conversam com a gente. Eles mostram 24 horas o dia a dia do trabalho, acho bem bacana”, contou a estudante.
“A princípio eu não gostava do aplicativo, mas depois me viciei”.
Utilizando a rede social há quase dois anos, a estudante, Mariana Fruhauf, não teve uma primeira boa impressão da rede social, mas logo começou a gostar. “É bom porque pode postar qualquer coisa e depois desaparece, por exemplo, antes eu colocava foto de comida em outra rede social (Instagram), agora só posto no Snapchat. O diferencial desse aplicativo é depois de 24 horas tudo some. Se alguém salvar a foto, aparece para quem postou”, destacou.