Pular para o conteúdo

Friagem derruba temperaturas nesta terça-feira, 21, aponta Friale

Com a expectativa de ser a mais forte friagem do ano, o pesquisador meteorológico Davi Friale, prevê a chegada dos ventos a partir da noite desta terça-feira, 21, através do site O Tempo Aqui. A massa de ar frio, de origem polar, atingirá além de Rio Branco, os municípios de Brasileia, Xapuri, Assis Brasil, Sena Madureira e cidades vizinhas.

A previsão sobre as baixas temperaturas no Acre também ocorre em portais especializados no assunto na internet, como o Clima Tempo e o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).



No início da manhã de quarta-feira, 22, as temperaturas estão ocilando entre 12 e 14°C, em Brasileia, e, entre 14 e 16°C, em Rio Branco, porém, com sensação térmica abaixo de 9°C, devido aos intensos ventos da direção sudeste que estarão soprando ininterruptamente.

Friale alerta também para o registro de novos recordes de frio, neste ano de 2015, durante esta friagem.

No centro do Acre (Feijó e Tarauacá) e no vale do Juruá (Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo), a frente fria chegará bem mais fraca e a penetração de ar frio polar, também, será menos significativa, mas, mesmo assim, as temperaturas, nessas regiões, sofrerão queda e as mínimas deverão oscilar, entre 18 e 20ºC, ao amanhecer de quinta-feira.

Essa onda de frio será forte, também, no oeste de Rondônia (Guajará-Mirim e Costa Marques) e no Pantanal Mato-grossense (Cuiabá e Cáceres). Menos intensa, chegará, ainda, no sul e no sudoeste do Amazonas (Boca do Acre e Eirunepé) e nas cidades rondonienses de Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Ariquemes e Porto Velho.

Friale destaca para a alta probabilidade de ocorrência de fortes ventanias, principalmente, em áreas mais altas, com rajadas que poderão ultrapassar 40km/h, em alguns pontos, podendo causar transtornos à população, como queda de galhos e árvores e destelhamento de construções.

error: Conteúdo protegido!!!