Pular para o conteúdo

Em menos de uma hora, problema de pensão é resolvida através da Semana da Conciliação do TJAC

 Ao ter conhecimento da abertura da Semana de Conciliação, a dona de casa Edivalne Silva tratou de chamar o pai do filho, menor de idade, Evandro Barboza ao Fórum Barão do Rio Branco para determinar o valor da pensão. Menos de uma hora depois, a questão foi resolvida. Para que mais casos tenham esse desfecho, o Tribunal de Justiça do Acre realiza entre os dias 17 a 21 de agosto a Semana Estadual de Conciliação.

Estão previstos para ser analisados mais de 2.600 processos em Rio Branco e no interior. As audiências serão realizadas nas próprias unidades judiciárias. A novidade desta vez será o Mutirão das Execuções Fiscais, originárias das Varas Fazendárias (1ª, 2ª, e 3ª Varas da Fazenda Pública), que também integrarão a atividade.



Embora a quantidade de processos já seja superior à de anos anteriores, o número irá aumentar nos próximos dias, visto que as unidades têm elevado a pauta de audiências.

De acordo com a dona de casa, o atendimento foi rápido e eficaz. “Pensei que fosse precisar de advogado ou que fosse mais demorado. Mas, ainda bem que não. Ficou tudo resolvido e ainda vai dar tempo de ir para casa, fazer almoço e levar as crianças para a escola”, confirmou Edivalne Silva.

Durante a Semana Estadual de Conciliação estarão atuando em Rio Branco e no interior 35 juízes e 79 conciliadores.

A conciliação tem como característica ser a solução mais barata, mais rápida e mais satisfatória para as partes que têm litígios na Justiça. Outro detalhe significativo é que um processo custa em média R$ 1,3 mil aos cofres públicos.

Além disso, conciliação também promove a pacificação social, já que as partes têm suas relações de amizade (e até familiares) restauradas, após meses ou anos serem interrompidas por meio de brigas, desentendimentos e litígios.

Outro aspecto que precisa ser ressaltado é que as pessoas que tenham ações tramitando na Justiça acreana (Varas Cíveis, Juizados Cíveis, por exemplo) podem se dirigir a essas unidades e solicitar a inclusão de seus processos na Semana de Conciliação, para que possam celebrar seus acordos e, assim, resolver seus conflitos de forma rápida e amigável.

Semana Nacional da Conciliação - OL (1) Semana Nacional da Conciliação - OL (2)

error: Conteúdo protegido!!!