Pular para o conteúdo

IDM realiza aula inaugural de cursos do Pronatec

 A aula inaugural dos Cursos Técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizada nesta quarta-feira, 14, foi marcada pela emoção dos 365 alunos que iniciam o curso na próxima semana e pelo depoimento daqueles que estão em fase de término. Muitos deles já contratados.

Esse é o caso do estudante concludente do curso técnico em cozinha, Fabrício Oliveira, que se inscreveu sem maiores pretensões. “Mas, ao longo do curso fui me encantando com a gastronomia. E hoje estou em fase de contratação por um dos restaurantes mais tradicionais de Rio Branco”, confirmou Fabrício.



Já Nagila Fernandes é uma das que vai começar nas novas turmas, no curso de análises clínicas. “Entre 1.486 pessoas eu fui uma das privilegiadas. Muito obrigado ao governo que está focando nos jovens com esses cursos de qualificação”.

A cerimônia ocorreu no Teatro Plácido de Castro e contou com a participação de vários estudantes e autoridades. A execução dos cursos do Pronatec está sob a responsabilidade do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (IDM).

A diretora-presidente do IDM, Rita Paro, afirma foram registradas 1.486 inscrições para esses cursos que começam na próxima segunda-feira, 19. “Isso mostra que essa juventude está em busca de oportunidade e é isso que o governo vem oferecendo por meio do Pronatec. São novas oportunidades e eu tenho certeza que delas sairão excelentes profissionais”.

De acordo com o governador Tião Viana o programa oferece um conjunto de capacitação para o mercado de trabalho. “Ao todo serão 1400 horas de treinamento, fruto de uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e educadores. Que resultam em oportunidade de trabalho e inclusão no mercado, na hora de crise econômica que o país enfrenta”, confirmou.

A oferta é de Cursos Técnicos Concomitantes (alunos que cursam o ensino médio). Ao todo foram distribuídas 365 vagas na rede estadual de escolas para os alunos do ensino médio regular e do 2° Módulo do Programa Especial de Ensino Médio/PEEM, em Rio Branco.

Os cursos ofertados são das áreas de saúde, serviços, floresta, cultura, gastronomia e design, sendo eles: Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Cozinha, Técnico em Hospedagem, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Florestas, Técnico em Teatro, Técnico em Artes Visuais, Técnico em Composição e Arranjo, Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Design de Móveis, Técnico em Informática e Técnico em Trânsito.

O que é o Pronatec?

O Pronatec foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

Os cursos são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S. A partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

Pronatec - OL (9) Pronatec - OL (6) Pronatec - OL (5) Pronatec - OL (4) Pronatec - OL (3)

Foto: ODAIR LEAL/ A GAZETA
Foto: ODAIR LEAL/ A GAZETA
error: Conteúdo protegido!!!