Pular para o conteúdo

Aleac aprova requerimento pedindo explicações da Segurança Pública sobre uso do guardião

Os deputados estaduais aprovaram na manhã de ontem, 13, durante sessão ordinária no parlamento estadual, o requerimento da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) em que pede ao Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) que viabilize uma lista com os nomes das pessoas que estão sendo investigadas pelo “Guardião”, sistema de interceptação telefônica do Estado.

No requerimento, a parlamentar questiona quem é o operador do sistema, desde quando atua nessa função, se servidores do judiciário acompanham as interceptações e quantos são os números de telefones interceptados.



“Quero saber também se houve alguma auditoria por parte do Ministério Público Estadual conforme foi noticiado em 2012, no sentido de apurar se o sistema Guardião utilizado pela Secretaria de Segurança Pública foi usado para ouvir conversas telefônicas sem autorização judicial. Se a resposta for positiva, informar o resultado da auditoria”.

O requerimento foi apresentado antes da deputada afirmar que os partidos que compõem a oposição no Estado estariam sendo grampeados. “Pelo que eu estou sabendo, ele só serve para escutar conversas de adversários políticos à situação”.

error: Conteúdo protegido!!!