Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Não justifica

Até se compreende a indignação e revolta, mas à luz da razão, da moral e da lei não há como justificar o que ocorreu ontem no Bujari, quando populares invadiram a cadeia local, lincharam e mataram a golpes de foices e facões um indivíduo que havia sido preso, acusado de matar uma mulher e uma criança.

Pelo que foi divulgado, tratava-se sim de um indivíduo cruel, talvez, um psicopata, que havia cometido um crime bárbaro, mas que já estava preso e deveria ser julgado, como manda a legislação.

Além disso, qualquer outra punição, como acabou acontecendo, não se pode aceitar. A menos que se rasgue a Constituição, fechem-se as delegacias de polícia, o Ministério Público, o Judiciário e outras instituições e decrete-se a “justiça com as próprias mãos” e, no final, a barbárie.

De outra parte, este e outros fatos semelhantes só vêm a confirmar o sentimento de impunidade que tomou conta de grande parte da população, graças a uma legislação penal ultrapassada, frouxa, que já deveria ter sido revista e modificada pelo Congresso.

Porém, ainda não foi, porque os parlamentares passaram mais um ano em escaramuças políticas ao invés de fazer as reformas que a sociedade está exigindo.

Sair da versão mobile