Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tem todos os motivos

Embora não tenha registrado nenhum caso, o Acre também tem todos os motivos para se preocupar e tomar as medidas necessárias para evitar que o zika vírus chegue também ao Estado e desencadeie um surto dessa doença terrível, a microcefalia, como se vem registrando em outros estados da federação.

Tem todos os motivos, porque a ocorrência do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti, é ainda uma das mais elevadas do país. A começar pela Capital e, sobretudo, alguns municípios do Vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul, onde foram registrados altos índices da dengue.

Como vem alertando diariamente os especialistas e mesmo as autoridades do Ministério da Saúde, já foram registrados casos de microcefalia em 16 estados e se medidas urgentes não forem tomadas contra a proliferação do mosquito é só uma questão de tempo para se propagar para todo o país.

E as medidas todos sabem quais são. A começar pelos governos e, sobretudo, os prefeitos e a população de modo geral. Medidas simples de limpeza das ruas e logradouros públicos no caso das administrações públicas e nas residências e quintais para a população. Não há segredo, não há mistério, não há desculpa,  mas tem que ser tomadas.

Sair da versão mobile