O governador Tião Viana fez a sua parte indo diretamente ao ministro dos Transportes pedir celeridade na recuperação da BR-364 do Vale do Juruá, agora cabe também à bancada federal – senadores e deputados – fazerem a sua.
Na verdade, o ideal seria que nessas ocasiões a bancada acompanhasse o governador para exercer poder de persuasão e mesmo pressão, mas por questões de política menor, sabe-se que seria pedir demais.
Contudo, isso não isenta cada um dos senadores e deputados federais a cumprirem com seu papel e suas obrigações de defender os interesses maio-res do Estado. E a recuperação dessa rodovia, como outras questões, são fundamentais para o desenvolvimento do Estado e até mesmo para sua integração geopolítica.
O que se tem observado nesses anos é que alguns parlamentares da bancada federal tem se preocupado mais com questões menores ou de seus currais eleitorais e tem dado pouco ou nenhuma atenção e atuação mais incisiva para a solução dos problemas maiores do Estado, como este das rodovias.
No caso da BR-364, depois que se conseguiu a duras penas, manter o tráfego durante o ano inteiro, nos últimos dois anos, seria um retrocesso imperdoável se fosse interrompida, voltando aos velhos tempos.