Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sabem de cor

Embora não tenha sido registrado nenhum caso do zika virus e chigungunya no Estado, é preciso insistir e insistir sempre nas medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti para evitar que essas doenças apareçam também por aqui.

Em reunião ontem com prefeitos e secretários municipais de Saúde, o governador Tião Viana alertou que o Estado precisa sair da zona de risco, considerando a alta incidência dos casos de dengue que vem sendo registrados todos os anos, sobretudo, neste período das chuvas.

Se o Estado e as prefeituras precisam fazer a sua parte na prevenção e combate ao mosquito, de pouco ou nada adiantaria se a população não fizer também a sua parte, tendo em vista que o mosquito nasce e se prolifera nos quintais e até mesmo dentro de casa.

Mas, justamente, por ter registrado alta incidência de dengue nos últimos anos, esta é uma lição que todo acreano sabe de cor. Contudo, o que se observa é que muitos ainda não se conscientizaram sobre a necessidade desses cuidados.

E, neste particular, estão os proprietários de terrenos baldios ou residências abandonadas que acabam se transformando em verdadeiros focos do mosquito.

Sair da versão mobile