X

Acre teve 4 servidores expulsos por práticas ilícitas em 2015, diz a CGU

 A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta sexta-feira, 8, que quatro servidores públicos foram expulsos em 2015 por práticas ilícitas na administração pública federal, no Acre.

No total, foram expulsos 541 servidores em todo o país. Ainda de acordo com o órgão, em 2014, 550 foram expulsos. Desses, 447 casos se referem à demissão de servidores efetivos e 41 exonerações são referentes a cargos comissionados.

Além disso, foram cassadas 53 aposentadorias de servidores públicos. Vale ressaltar que as punições foram aplicadas por órgãos da administração pública federal. Empresas estatais como Caixa Econômica Federal, Correio e Petrobrás não foram incluídas na lista.

Apenas o estado do Piauí não teve servidores expulsos em 2015. O Rio de Janeiro lidera a lista de demissões, com 97 servidores expulsos no ano passado. Em seguida São Paulo com 78 demissões e Distrito Federal com 59.

Ainda de acordo com a Controladoria, dependendo da infração cometida, o servidor punido pode ficar impedido de ocupar cargo público pelo prazo de cinco anos ou proibido de retornar para o serviço público.

 

A Gazeta do Acre: