Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comunidade segura

Uma boa e necessária iniciativa esta do Governo do Estado em criar o projeto Comunidade Segura, que visa diminuir os índices de criminalidade nos bairros e incentivar uma cultura da paz, integrando várias secretarias e órgãos públicos.

Segundo se divulgou ontem, além da Segurança Pública, as secreta-rias de Saúde, Educação e Direitos Humanos também participarão do programa, corrigindo a mentalidade que vigora, segundo a qual, só cabe às polícias prevenir e combater a criminalidade.

Não é assim. Sobretudo, quando se trata de se criar uma cultura de paz, a Educação, Saúde e Direitos Humanos são fundamentais na medida em que envolve uma série de problemas correlatos à segurança que precisam também ser atacados e resolvidos.

Como também, é preciso lembrar que Segurança Pública não é só uma atribuição do poder público. É evidente que as várias polícias têm que fazer a sua parte, mas a sociedade também é responsável e precisa, portanto, participar ativamente, se quiser ter segurança e tranquilidade.

Entidades como as escolas, igrejas, associações de moradores precisam também se engajar neste projeto, saindo dos seus guetos e indo ao encontro das comunidades que as cercam com os seus problemas.

Aliás, essas entidades já foram mais atuantes aqui no Estado em outros tempos. Precisam rever seus conceitos e suas práticas.

Sair da versão mobile