Mesmo em meio ao turbilhão que tomou conta de Brasília nas últimas semanas, uma boa notícia: o governador Tião Viana, acompanhado de alguns deputados, conseguiu junto ao Ministério dos Transportes recursos para a recuperação dos trechos mais críticos da BR-364, garantindo assim o tráfego da Capital aos diversos municípios do Juruá.
Com o período da estiagem ou “verão amazônico” chegando, o DNIT, que agora é o responsável pela recuperação e manutenção da rodovia, poderá trabalhar sem interrupções e manter o tráfego durante o ano inteiro, como o Governo do Estado já havia conseguido.
O que não se viu até agora, com uma ou outra exceção, foram deputados federais empenhados na busca desses recursos, considerando que alguns deles são inclusive da região do Juruá, mas, como se viu durante a votação do impeachment na Câmara, votaram pelo “papai e mamãe”.
A impressão que dá – e não é só impressão – é que alguns desses parlamentares ainda não se deram conta da importância socioeconômica dessa rodovia para os habitantes dos diversos municípios daquela região e para a própria integração geopolítica do Estado.