Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No caminho certo

Matéria divulgada por este jornal no último domingo sobre o fornecimento de peixes do projeto Peixes da Amazônia para os atletas das Olimpíadas é uma amostra que o Acre está no caminho certo do desenvolvimento sustentável.

Não se trata de ufanismo. Trata-se de um projeto que está dando certo, que vem chamando a atenção de estados vizinhos e países, como o Amazonas e Rondônia, e Bolívia e Peru, e que poderá expandir-se ainda mais, por se tratar de um produto, um alimento cada vez mais valorizado e com valor de mercado.

Pode-se criticar, debater, mas não se pode deixar de reconhecer que o atual Governo do Estado acertou em apoiar e investir na diversificação da cadeia produtiva, com o peixe, aves, suínos, açaí, coco e outras culturas que já estão produzindo, gerando dividendos e empregos.

Neste aspecto, nada mais ilustrativo do que o depoimento do piscicultor Sansão Nogueira de Souza que vinha trabalhando com peixe há 18 anos, mas que com a modernização do setor, sua vida mudou por completo.

Assim como ele, centenas de outros pequenos e médios produtores rurais também estão entusiasmados, sem o complexo de vira-lata que ainda persiste nos discursos de alguns políticos atrasados.

Sair da versão mobile