Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Correta e necessária

Correta e necessária, sob todos os aspectos, a medida anunciada ontem pelo governador Tião Viana em dispensar 545 cargos comissionados no Estado.

Como ele mesmo declarou, trata-se de uma medida necessária para reduzir custos e honrar o compromisso de manter o pagamento do funcionalismo em dia para que a população não seja prejudicada na prestação dos serviços essenciais, como os da Saúde, Educação, Transportes e outros.

E como ele também assinalou é necessária ainda diante da grave crise econômica e política que tem castigado os estados e municípios com os sucessivos cortes dos repasses constitucionais pelo Governo Federal.

No caso, só este ano o Acre já deixou de receber cerca de R$ 300 milhões, o que não deixa de ser uma quantia expressiva e que está fazendo falta para manter a máquina administrativa em funcionamento e para investimentos.

No caso ainda do Acre, esta e outras medidas de austeridade que, talvez, tenham que ser ainda tomadas vêm no tempo certo, porque é ainda um dos poucos estados manter o pagamento do funcionalismo em dia. Enquanto outros, tidos como mais desenvolvidos, como o Rio de Janeiro, já chegaram a decretar situação de calamidade.

Sair da versão mobile