Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Confirmando o alerta

Essa apreensão de 36 quilos de cocaína realizada pelas Polícias Militar e Federal, no final de semana, em um caminhão que se seguia de Rio Branco para Porto Velho só vem a corroborar o alerta que as autoridades de Segurança Pública e o governador do Estado vem fazendo de que as fronteiras com a Bolívia e o Peru estão completamente desguarnecidas e que o narcotráfico vem transformando o Acre e outros estados da Amazônia em “corredores” de drogas.

A maior parte dessa droga é transportada para os estados do Sul e Sudeste e outra parte fica aqui mesmo no Estado. E, como já se alertou também, serve para alimentar a criminalidade que vem sendo praticada pelas chamadas organizações criminosas ou facções que, como se assistiu há poucos dias aqui na Capital, entraram em confronto pela “disputa de território”.

Com os índices de criminalidade aumentando em todo o país, finalmente, na semana passada, o atual Governo Federal  realizou uma reunião em Brasília, convocando representantes dos estados e uma das decisões tomadas foi justamente a de fortalecer o esquema de vigilância nas fronteiras.

Até agora, porém, não se sabe ainda como seria esse esquema ou, por outra, não se viu nada de concreto. Por isso, a insistência de a sociedade cobrar da bancada federal o cumprimento concreto e urgente dessa medida para não se perder no vazio.

 

Sair da versão mobile