Com realismo e transparência, o governador Tião Viana apresentou ontem, em coletiva, uma prévia sobre o orçamento do Estado, adiantando que será praticamente o mesmo do exercício que está encerrando, ou seja, em torno de R$ 6 bilhões.
Contudo, lembrando sempre que a crise econômica se prolongará ao longo de 2017 e, talvez, será ainda pior, o governador adiantou também que o Governo do Estado e demais poderes deverão continuar com a redução de custeio da máquina pública, com cortes em vários setores, inclusive de servidores comissionados, como já vem fazendo.
Mesmo assim, segundo o governador, o Estado continuará investindo e apoiando os diversos projetos de desenvolvimento públicos e privados para continuar gerando emprego e renda na iniciativa privada.
Na mesma entrevista, o governador informou que, no dia 5 do próximo mês, terá condições de informar sobre o pagamento do 13º salário do funcionalismo, uma informação que vem sendo aguardada com muita expectativa tanto pelos servidores como pelos empresários.
Em resumo, pelo que foi apresentado, o Acre continuará sendo um dos poucos estados que manterá sua situação financeira estável, apesar da torcida de alguns segmentos políticos que continuam apostando no pior.