Com a crise econômica, política e institucional que continua sem perspectivas de acabar, chega a ser surpreendente e ousado que um Governo de Estado como o do Acre anuncie um investimento de R$ 1 bilhão em setores estratégicos até o próximo ano.
Contudo, foi o que fez o governador Tião Viana no último final de semana, depois de passar dois dias com seus secretários e assessores reunidos, fazendo um planejamento estratégico rigoroso dos recursos que o Estado dispõe, assegurados através de diversos convênios de financiamentos externos.
Não, não se trata de elogio barato. Até porque será cobrado pelo que está anunciando. Trata-se de reconhecer o esforço que o atual Governo vem fazendo para manter as finanças do Estado sob controle, honrando o pagamento do funcionalismo e prestando os serviços essenciais como os da Saúde, Educação, Segurança Pública e outros. O que alguns estados tidos como mais desenvolvidos não estão conseguindo.
Independentemente de questões político-partidárias, essa previsão é reconfortante porque garante mais tranquilidade e confiança à sociedade, de modo especial para os setores dispostos a investir nos diversos projetos que já estão em andamento e gerando empregos e renda.